domingo, 17 de junho de 2007

Se Nietzche tá errado, imagina Platão???

Ok, gente, não se assustem, eu não vou escrever sobre filosofia, pelo menos não sobre coisas muito complexas.

Uma das grandes frustações que temos é quando, diante de um "insight", uma idéia genial nossa, alguém vem e diz: "ah! Mas fulano (que geralmente é um grande pensador da humanidade) já disse isso há muito tempo! Sua idéia não é original!"

Somos movidos por uma necessidade de sermos autênticos e criativos, dai a frustração que se segue quando alguém nos diz que não fomos originais. Como passei muito por essa frustração quando criança e adolescente, tento fazer ao contrário quando meus alunos têm esses tipos de "insights". Eu digo: "parabéns! Você chegou sozinho onde um grande pensador chegou!" Acho que isso é um pouco mais estimulante.

Mas voltando as minhas frustrações infanto-juvenis, uma que eu carrego até hoje é: descobrir um conceito novo e complexo, entendê-lo e logo em seguida descobrir que ele já foi há muito ultrapassado.

É igual entender a Lei da Gravitação Universal no colégio e depois descobrir que a Einstein disse que a gravidade não existe, que o que acontece na verdade é que o Universo é curvo. Até eu entender isso, essa idéia de universo curvo já está mais do que ultrapassada (se já não estiver).

O que me motivou a escrever essa semana foi um livro que eu comprei para dar de presente. O livro chama-se "Nietzche e a Educação (de Jorge Larrosa, ed. Autentica). Não li o livro, pois era um presente, mas antes de comprar, dei uma olhada. No começo, o autor explica que Nietzche, apesar de superado, tinha uma grande importância pedagógica pela forma "como ele desmonta os pressupostos hermenêuticos da velha educação humanística."

Mas, putz! Pára tudo! Eu ainda estou aprendendo sobre o humanismo, mal sei o que é hermenêutica e alguém vem e me diz que Nietzche já desconstruiu isso tudo e que ele mesmo já foi superado!

Isso me deu uma certa dor de cabeça, e quem me conhece sabe que dificilmente eu tenho dor de cabeça.

Quer dizer, eu nunca nem li nada sobre Nietzche, pois considerava que primeiro precisava entender melhor os pensadores clássicos, e essa semana descobri que ele já era! O que fazer agora? Ignoro o Nietzche para todo o sempre.

Logo depois descobri que o Michael Apple, que é o autor do livro que eu comentei no último "post" também já foi ultrapassado pq ele é Marxista. Mas espera ai! Quase todos os autores atuais que eu leio são marxistas! O que eu faço???

Essa coisa de cultura deixa a gente meio perdido, meio deprê! Acho que vou ver a "Dança dos Famosos"!

Ah, outra coisa! Alguém ai me explica o que é a pós-modernidade!!!

Um comentário:

Aline Camilo disse...

Olá! Compartilho das mesmas frustrações que você! Mas faço uma ressalva: quem diz que os marxistas estão ultrapassados, provavelmente não prestam atenção ao caos que vivemos no sistema capitalista, que nada mais é do que a crise, já antes prevista pelo fantástico Karl Marx.

allinecamilo@hotmail.com