segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Abismo entre Teoria e Prática

Neste final de semana, assisti a uma mesa redonda interessante. Não lembro o título, mas ela falava sobre ensino de ciências, diversidade e preconceito.
Apesar de ter achado bem interessante, tive uma sensação que tenho freqüentemente: a de que aquelas pessoas que estão falando não conhecem a realidade escolar.

Eu tenho essa sensação diversas vezes ao ler um livro ou ao assistir a uma palestra de algum teórico na área de educação. Na verdade, tenho essa sensação desde a minha formação inicial, pois eu já dava aulas. Sempre questionava aos meus professores como transpor aquelas idéias para a prática e em geral eles rapidamente mudavam de assunto. Conversando com amigos professores, percebo que eles compartilham esse sentimento e muitos dele abandonam a busca por fundamentações teóricas, e atuam de forma intuitiva ou empírica. Não desprezo a percepção do professor, mas acredito que a teoria me ajuda a aguçar essa percepção, a transformar ou refinar o meu olhar sobre a minha prática e portanto, estou constantemente buscando idéias ou teorias que me ajudem nesse processo.

Por coincidência, nessa semana, peguei um livro emprestado chamado "A invenção da Escola a Cada Dia" que no capítulo de abertura discute que muitas políticas públicas públicas e teorias pedagógicas desconhecem a realidade escolar. As autoras citam que "muito se fala sobre escola, de fora da escola, de longe da escola, muitas vezes a partir de um absoluto desconhecimento em relação ao que acontece dentro da escola a cada dia... A escola da qual tanto falam é uma simplificação a partir de um paradigma reducionista que ignora tudo o que se passa e se cria nesse espaço/tempo de aprender e ensinar de relações de subjetividade, de encontros e desencontros de socialização."

Acho que isso explica muito esse abismo entre a teoria e a prática: a realidade escolar é ignorada. De nada adianta a mais utópica das teorias se ela não leva em consideração os atores sociais presentes nas escolas.

Além disso, é importante ressaltar a enorme carga de responsabilidade que a figura do professor passou a ter. O professor tem de ser o profissional responsável pela transformação social; pela criação de uma sociedade mais ética e igualitária e além disso, ensinar bem todos os conteúdos de sua disciplina. Dá-se essa responsabilidade a esse profissional, mas não dá-se possibilidades para que eles a exerçam. Isso é uma longa discussão que na qual eu não pretendo me alongar agora.

Nilva Alves & Regina Leite Garcia (org.).2000. A Invenção da Escola a Cada Dia. 144p. Coleção O Sentido da Escola. DP&A Ed.

Nenhum comentário: