quarta-feira, 15 de outubro de 2008

DIa do Professor

Hoje, entre os vários e-mails que recebi, um explicava que comemora-se o dia do professor no dia 15 de outubro pois
"No dia 15 de outubro de 1827 ,D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida."

Apesar de dar aula desde o segundo período da faculdade em um pré-vestibular social (o que já faz algum tempo, considerando que me formei em 2004), foi só durante o meu estágio, em 2006, quando tive de volta contato com a escola, que resolvi ser menos bióloga e me tornar de vez professora. Colei grau na licenciatura em janeiro de 2007 e de lá para cá, posso dizer que já tive experiências muito diversas:
1- Dei aula em um colégio público de qualidade. Um colégio, onde apesar de haver dificuldades próprias de todo colégio, havia profissionais éticos e comprometidos com o ensino público. Lá dei aula de Ciências e de Biologia.
2- Fui professora de um bom colégio particular. Lá eu ganhava bem, tinha uma boa infraestrutura, era respeitada como profissional, mas sentia que meu trabalho não contribuía para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.
3- Trabalhei como tutora de Biologia, em um curso de Educação à Distância. Pude conhecer pessoas com histórias de vida diversas, mas que tinham em comum, o valor pela educação e a dificuldade de ter cursado um curso superior em momentos anteriores.
4- Dei aula em um colégio público com péssima infra-estrutura, baixos salários, professores que detestavam dar aula, alunos complicados, mas aonde eu consegui fazer uma certa diferença.
5- Também trabalhei em um outro colégio público com os problemas citados no anterior, mas aonde além de receber muito mal, sofri uma série de agressões por parte dos alunos e onde por fim pedi demissão.

Posso dizer assim, que em pouco tempo, tive uma bela amostragem da realidade da educação do nosso país. É claro que há muito mais para se conhecer, mas esses dois últimos anos foram muito intensos profissionalmente para mim. Algumas vezes, tive a sensação de ir do "céu" ao "inferno" profissional. Havia dias em que eu dava aulas, no mesmo dia, para alunos que viviam em condição de miséria, ou em casas luxuosas em bairros nobres. Alunos que moravam em fazendas, condomínios, favelas, tudo isso em uma mesma semana.

Durante a faculdade, tive aulas que diziam que deveríamos considerar os conhecimentos prévios dos alunos, sua bagagem cultural. Pois bem, tinha que lidar com alunos cujo pai estava preso, e alunos que tinham que adiantar a prova pois passariam as férias na Europa. Perceba que entre esses alunos, havia uma série de outros que não ficavam nesses extremos.

Durante esse período, dei muitas aulas, corrigi muitas provas, dormi pouco, me alimentei muitas vezes mal, e ainda assim, não ganho o suficiente para me sustentar.
Hoje, dia do professor, estou aliviada por não ter que trabalhar, por ter direito a um descanso.

Mas hoje, além de ser dia do professor, é aniversário da minha mãe. Minha mãe é assistente social, e a minha vida inteira a vi trabalhando, lutando por mudanças, criticando a desigualdade, o preconceito, a ignorância que leva à essa desigualdade e a esse preconceito e acho que não por acaso, me tornei uma professora que acredita que tem como objetivo educar, acreditando que a educação é a base para essa transformação pela qual lutou e luta minha mãe e tantas outras pessoas.

Nesses dois anos, mais do que ensinar, aprendi. Aprendi muito sobre biologia e ciências, mas mais ainda, aprendi muito sobre o ser humano.
Espero continuar aprendendo, e como me disse uma amiga:
"Parabéns pelo dia que é nosso! E muita força para seguir em frente apesar das adversidades!!!!
Que presenciemos ainda dias melhores...."

Um comentário:

Aline disse...

É amiga que Deus nos ajude e que a esperança não nos abandone. beijos