quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Sobre como compreender os adolescentes...

Olha, eu até entendo que faz parte da adolescência desafiar autoridades.
Eu já li um livro que segue a linha da psicanálise que comenta sobre essas relações complexas entre alunos e professores, porque na sala de aula, o professor é a autoridade a ser desafiada.
Também já ouvi um colega meu comentar que esse tipo de comportamento está presente em outros grupos de mamíferos, durante a transição para a vida "adulta".
Mas, una esse comportamento à total falta de limites e referências e você terá um adolescente contemporâneo.

Hoje, sai do colégio com a convicção de que eu tinha que ter tido uma matéria na faculdade intitulada "Fundamentos de Psicologia dos Adolescente da Modernidade Líquida".

Como argumentar com indivíduos que crescem sob paradigmas de consumo, satisfação imediata, ídolos instantâneos e vazios (ao melhor estilo "Big Brother")?

Durante a minha aula, pedi inúmeras vezes para um menino parar de falar palavrões e mandar os colegas calarem a boca.
Lá pelas tantas, ele me perguntou se eu era "da igreja".
Quando perguntei o porquê do questionamento, ele me disse que não entendia a lógica de não falar palavrões.

Será que eu estou ficando velha e só eu acho que não é normal falar palavrões sem parar e desrespeitar os outros?

Como chegamos até aqui?

O que fazer?

2 comentários:

Aline disse...

Bel, o que fazer eu também não sei. Bem, que eu gostaria, e muito... Fora isso também me sinto fora de contexto. Digo e reafirmo que eu estou completamente fora de moda, pois não consigo me identificar com nenhum padrão ou algo do gênero. Enfim, perdida igual a agulha no palheiro...
beijos

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.