quarta-feira, 18 de junho de 2008

Vamos fugir???

Oi Povo!

Estava meia sem tempo de escrever aqui, mas, graças a uma faringite, estou há dois dias de molho em casa.

Você acredita em um fundo psicossomático para doenças?

Então imagine uma professora insatisfeita que é acometida por uma doença que a impede de falar e voi là: temos euzinha aqui!

Assumi um emprego em um colégio público há umas 3 semanas. Até agora não vi nada de bom lá, e desabafando, sem muita censura (mas talvez com um pouco de eufemismo) posso dizer que o salário é muito ruim, os alunos muito mal educados, os professores desmotivados, isso sem falar na falta de infra-estrutura e um clima constante de histeria coletiva.

Ontem, enquanto eu estava de molho em casa, com febre e sem voz, vi uma reportagem no "Jornal Hoje" sobre uma doença chamada "Síndrome de Burnout", que em geral acomete professores. Fiquei impressionada em como eu me identifiquei com essa reportagem, quer dizer, eu que já dou aula há uns 5 anos, estou me sentindo assim por causa de 3 semanas de trabalho em um colégio onde não consigo enxergar nada de bom. Onde a crença na minha profissão está se esvaindo.

Uma coisa é você ouvir falar sobre a dura realidade das escolas públicas desse país, outra coisa é vivê-la. Achei que o que eu tinha vivido trabalhando em um pré-vestibular social e em um bom colégio público se aproximava disso. Hoje vejo que nem chegava perto.

Não tenho nenhuma conclusão, só deixo o desabafo e o vídeo (no link abaixo)para que vocês entendam um pouco como me sinto, acrescentando apenas minha enorme vontade de "jogar a toalha".

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM842594-7823-PROFESSORES+SOFREM+COM+SINDROME+DE+BURNOUT,00.html

3 comentários:

Unknown disse...

Fé... muita fé e coragem...

Isabel Victória disse...

Andar com fé eu vou, que a fé não costuma "faiá"! e laiá!

Aline disse...

É amiga, a realidade é dura de ver e mais ainda de vivenciar. Pelo menos temos a chance de escolher e mudar quando algo que amavamos já não nos "satisfaz" mais. beijos