segunda-feira, 9 de julho de 2007

Vamos salvar o planeta? Pode deixar, os americanos fazem isso por nós.

Fiquei acordada neste domingo disposta a ver uma iniciativa em prol da defesa de nosso planeta. Já estava desconfiada no começo, afinal, imagine shows simultâneos ao redor do mundo. Imagine quanto dinheiro e energia se gastou, quanto lixo se gerou...

Mas, para não dar uma de “eco-chata” até tentei pensar que isso era a forma de mobilizar as pessoas. A forma que dispomos em um sistema tão distorcido.

É que nem jantares beneficentes. Se gasta a maior grana p/ fazer um jantar super elitista para arrecadar dinheiro para “meia-dúzia-de-pobres-coitados”. Ou festa de premiação de ONGs ou projetos sociais. A pergunta mais óbvia é: pq não usar diretamente esse dinheiro para ajudar quem realmente precisa?! Nesse quesito, vale muito a pena ver o filme “Quanto Vale ou É por Quilo?” O nome é estranho, mas o filme é muito bom e encontrável em locadoras.

Voltando a “bem” intencionada tentativa de salvar o mundo, mesmo desconfiando, vi ao(s) show(s) na tv. No começo, Mr. Al Gore disse que a Música uniria o mundo em uma causa global. Ai, pensei que ao menos teria a oportunidade de conhecer artistas de diferentes partes do mundo, conclusão:

Vi a Shakira na Alemanha,

Liking Park no Japão

Black Eyes Peaces e Madona na Inglaterra

Sara Brightman na China

E finalmente Lenny Kravitz e Xuxa no Brasil.

Será que eu devo escrever Brasil ou BraZil.

Para completar, o Xou da Xuxa tinha dançarinos vestidos de jogadores de basquete e as tradicionais paquitas (que mais parecem “cheer leaders”).

Ou seja, o que podemos entender desse show? Que os americanos, que são os maiores responsáveis pelas emissões de gases estufa, que não estão nem ai para o tratado de Quioto, querem chamar a atenção do mundo com seus fantásticos artistas pop. Se o objetivo era mobilizar o mundo, por que não convidar artistas regionais para mostrar que com toda diversidade, sofreremos as mesmas conseqüências? Por que o show se chama “Live Earth”? Por que o Al Gore, que consome o equivalente a 6 família norte-americanas, segundo a imprensa, finge ser tão ingênuo e bem intencionado.

Quanto vale ou é por quilo?

PS: Desprezo inclusive os cientistas britânicos que tocaram na Antártica! Possivelmente eles não estão nem ai para o aquecimento global, devem estar mais preocupados com o status de suas pesquisas e em ter o que fazer na lá.


PS2: Por que o Bono do U2 que, também é um cidadão tão “bem” intencionado, não participou?

Nenhum comentário: