quarta-feira, 25 de julho de 2007

Quer resolver o problema do aquecimento global? Dê um "click"!

De volta das desejadas e usufruídas FÉRIAS!

Gente,
hj eu vi uma das coisas mais surreais da internet: um calculador de emissões individuais de carbono.

Ele faz umas perguntas básicas do tipo quanto você gasta por mês em dinheiro, energia, se tem carro a gasolina, anda de ônibus, etc e estima quanto cada pessoa contribui para a emissão de gás carbônico.
A idéia do calculador, não foi o que me surpreendeu.

Eu já conhecia sites que calculavam a "pegada ecológica", ou seja, qual seria a quantidade de planetas Terra necessária caso todos os habitantes do planeta tivessem os mesmos hábitos de consumos que os meus.
No primeiro site desses com o qual tive contato, http://www.ecologicalfootprint.org/Global%20Footprint%20Calculator/GFPCalc.html
fiquei feliz, afinal como não tenho carro, nem uma casa grande, etc, o mundo estaria a salvo se todos fossem como eu, hehe. O próprio site indica que isso é só uma estimativa para questionar os padrões de consumo e eu já tinha inclusive usado eles com alunos para discutir crescimento sustentável e dinâmica de populações humanas.


Recentemente encontrei um site similar em português http://www.pegadaecologica.siteonline.com.br/
Este site tem um maior número de perguntas, e segundo ele, se todos fossem como euzinha aqui, precisaríamos de 1 planeta mais um terço de planeta (opa! vou passar a andar mais).

Mas, o mais surreal sem dúvida foi o site do calculador de emissão de carbono!!!
Ao final, descobri que eu sou responsável pela emissão de 12,97 toneladas de CO2 por ano! Não há nenhum parâmetro de comparação para saber se isso é bom ou ruim mas chegaremos enfim na parte surreal:
Segundo o site, para eu resolver o problema, eu teria apenas que plantar 86 árvores por ano e eu poderia fazer isso apenas dando um clique!
Dei o tal clique e apareceu uma tela dizendo algo sobre o mundo ser salvo por pessoas tão consciente quanto eu, blá, blá, blá... por apenas 1032 reais.


Dá p/ acreditar nisso??? Na surrealidade? Dê um clique, pague 1000 reais e resolva o problema do planeta! Simples assim.

Tem coisas que o dinheiro não compra, mas p/ as outra...

Caso tenha ficado curiosa(o), o calcule sua emissão e prepare o cheque
http://www.thegreeninitiative.com/calculator/pt/calculator.php

Esse negócio de Educação Ambiental e mudança de hábitos não tá com nada! O lance é dar um clique!

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Isabel;
Oi ISabel, passei aqui pra dar uma olhada.
Legal esse negócio; mas eu não tive coragem de testar comigo. Eu sou tão desprezível em termos de consumo que o resultado diria:
Se todos fossem iguais a voce precisaríamos apenas da ilha do fundão

Abço,
marcelo