segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Humor é resultado da bioquímica?

Pergunto isso porque, em geral, sou muito bem humorada e meus momentos de mal-humor são curtos e acabam em piada. Ai, considerando que conheço muitas pessoas que vivem reclamando, me questiono se há algum fundo genético ou se o mal-humor é opção.

Tornei a pensar sobre isso, pois ontem, como por certas vezes, estava me sentindo melancólica. Aproveitei o fato de ter vindo ao nível do mar e fui passear na praia para pensar na vida... É impressionante como passear, ver e ouvir o mar ajudam nisso e como isso faz falta quando se está longe. Isso me faz pensar na questão de nossa identidade com o local em que fomos criados.

Bom, sentei em frente ao mar e "curti" minha melancolia... Às vezes somos impacientes e lamentamos o que não conseguimos. A cor do dia parecia estar refletindo como eu me sentia por dentro.



A pergunta: "Humor é bioquímico?" vem um pouco da idéia de que é estranho como estamos bem e de repente entramos em um estado de introspecção, ou pior, tristeza. E em nossa sociedade, estar triste é condenável, precisamos estar felizes sempre, como se isso fosse possível. E nessa "corrida" por ser feliz, estamos eternamente insatisfeitos e em busca de padrões do que seria essa tal felicidade.

Mas, se estar triste é ruim, e de fato é, o estado de melancolia, ao meu ver, é positivo, pois ele nos faz parar, refletir e reavaliar. E é isso que dá ferramentas para uma felicidade sólida e verdadeira e não uma euforia constante e artificial.

Na semana passada, quando escrevi que tinha me decepcionado, mas que isso tinha sido encarado como uma coisa positiva, alguns amigos me procuraram querendo saber o que houve. Achei engraçado como o foco deles foi no problema, queriam saber como eu estava, e não na minha descrição de que aquilo foi encarado de forma positiva. Claro que a preocupação é legitima e admirável, mas isso para mim mostra essa tendência que temos de achar que devemos estar sempre bem.

Talvez devessemos mesmo estar sempre bem, afinal, a maioria dos problemas é pequena frente aos problemas "reais" que tantos passam o tempo todo, mas é só quando encaramos os fatos e não nos vitimizamos que temos a serenidade para compreendermos isso e agirmos.

Nenhum comentário: