quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aos mestres, com carinho!

Quando estava na escola, adorava assistir às aulas.
Adorava aqueles professores que contavam história. Não me lembro bem dos conteúdos das aulas, mas lembro de várias das histórias que eles contavam.
Sempre me perguntava o que fazia um professor ser "bom" e o outro se "ruim".
Naquela época, eu achava que ser um bom professor era um dom, se nascia ou não com ele.
A minha vida então seguiu muitos caminhos, até o ponto de que decidi ser professora. E como fui professora (voluntária) antes dessa decisão, me perguntei se eu tinha esse tal "dom". Será que eu teria nascido com ele?
Na minha concepção, não, eu não nasci com esse dom. Quer dizer, não sou a professora mais querida, ou a mais bem sucedida, nem faço coisas mirabolantes e merecedoras de prêmios. Sou só mais uma professora.
E ai, o que fazer quando não se tem esse dom? Na minha concepção, na época, eu tinha que correr atrás do prejuizo, ou seja, estudar, tentar entender como se torna um bom professor. No começo, foi ao mesmo tempo instigante e desanimador. Afinal, eu teria que aprender mais biologia, mais pedagogia, mais psicologia, mais sociologia, mais história e quanto mais eu estudava, mais eu via que teria que aprender. Foi ai, que eu comecei a gostar dessa história de ser professora, e finalmente quando fiz o estágio, redescobri a escola! Ah, a escola que eu tinha tantas saudades, as histórias que eu ouvia...
Bom, hoje em dia, eu ouço muitas histórias! Histórias de professores, de alunos, da funcionária da secretaria, da cantina, do inspetor. Haja histórias! E são de todos os tipos!
O que mudou é que eu entendi que não tem nada dessa coisa de dom! Bom professor é aquele que quer ser bom, seja lá que linha filosófica siga, ele faz por onde para ser bom, mesmo que nem sempre seja, e nem sempre acerte. É aquele que, frente as angústias da profissão, se reinventa, se revê, se transforma, mesmo que sofra com isso, que viva correndo e por vezes desanimado!

Parabéns a todos os professores que querem ser bons! A folguinha é mais que merecida!

Nenhum comentário: