quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O que você faria?


Lembra daquela música do Paulinho Moska que dizia: "meu amor, o que você faria se só te restasse esse dia? Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria."

Pois bem, após alguns dias sem ler ou assistir nenhum jornal, eis que eu ligo a tv e ouço uma bombástica reportagem: "Cientistas iniciam um experimento que podem levar ao fim do mundo". O repórter dizia isso calmamente, enquanto eu atônita assistia à reportagem. Seria mesmo possível que o mundo acabasse ou seria apenas mais uma reportagem sensacionalista?

O fato é que a reportagem falava sobre um super acelerador de partículas, montado sob o subsolo da França e Suíça, que tem como objetivo recriar o big-bang em uma pequena escala. Esse experimento custou mais de 8 bilhões de euros, e envolve uns 70 pesquisadores de diferentes países (incluindo o Brasil). Só essa informação, já me deixou mais tranquila, afinal esse monte de cientistas deve saber o que está fazendo. Mas, logo depois, me lembrei que durante a segunda guerra, vários cientistas de renome assinaram uma carta favorável à construção da bomba atômica, o que na minha opinião foi uma das piores idéias da humanidade. É sabido que a responsabilidade do lançamento da bomba não foi desses cientistas, mas certamente, cientistas são humanos, e, logo, passíveis de fazerem coisas estúpidas.

Fiz então uma pesquisa, para tentar entender porque esse acelerador de partículas poderia ser um ameaça à existência do mundo, e descobri que o principal problema seria a possível formação de buracos negros durante o experimento.

Ora, fiquei na mesma, afinal, o que raios é um buraco negro? A imagem que me vem à cabeça é a de um buraco sugando várias coisas, exatamente como é mostrado nos filmes de ficção científica. Decidi então investigar melhor.

Já disse aqui, em um outro post, o que são supernovas. Aprendi o que elas são devido a sua grande beleza. Se aprendi o que era uma supernova, me senti capaz de tentar entender o que de fato era um buraco negro.

Foi difícil! Li em alguns sites e a explicação mais razoável é a de que buracos negros são objetos tão compactos (possuem muita massa em um volume muito pequeno)que faz com que a sua gravidade seja tão intensa que nada ao seu redor escapa (inclusive a luz).



Nessa procura, eu achei um site muito interessante, com muitas explicações. Ele simula inclusive viagens aos buracos negros mais próximos (http://hubblesite.org/explore_astronomy/black_holes/).

Mas, voltando ao problema inicial, seria possível que esse experimento formasse um buraco negro? Tanto o site acima, quanto uma entrevista postada no site G1 com o físico Stephen Hawking, explicam que um buraco negro muito pequeno sumiria em poucos segundos por emissão de energia.

Bom, agora tenho bases científicas para descansar tranquila, assim como se propunha o iluminismo: viver em um mundo iluminado pela razão (sendo assim um pouco irônica).
Pena que submergimos em um mundo calcado no medo líquido. Vivemos com medos, cujos os objetos que os inspiram não são palpáveis, e com os quais vamos vivendo, banalizando tudo para que possamos seguir a diante.

Nenhum comentário: