domingo, 21 de setembro de 2008

Let´s burn it out

Hoje, em solidariedade ao meu "colapso emocional" que culminou no meu pedido de demissão do estado, recebi um texto sobre a síndrome de Burnout.
Você já ouviu falar nisso?
Bem, se é professor, provavelmente, se não ouviu, ouvirá falar.
Burnout significa algo como combustão completa.

Esta síndrome, se caracteriza por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos (até como defesa emocional).

O termo Burnout é uma composição de burn=queima e out=exterior, sugerindo assim que a pessoa com esse tipo de estresse consome-se física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadiço.

Essa síndrome se refere a um tipo de estresse ocupacional e institucional com predileção para profissionais que mantêm uma relação constante e direta com outras pessoas, principalmente quando esta atividade é considerada de ajuda (médicos, enfermeiros, professores).


Eu me sentia exatamente assim! A diferença é que em geral as pessoas levam muito tempo para desenvolverem esses sintomas e eu levei só um mês! rs.

Bom, essa semana eu comecei em um colégio onde eu não tô ganhando muito, mas estou sendo respeitada. (Quanto valor isso passou a ter na minha vida profissional!)

Se você quiser saber mais sobre essa síndrome, dê uma procurada. O texto acima, em negrito, foi tirado do wikipédia.

Nenhum comentário: