quinta-feira, 3 de abril de 2008

De volta a ativa

Bem, com a correria do ano passado e com as férias que logo se seguiram, meu blog ficou abandonado no cyber espaço. Mas, a pedido de algumas pessoas, vou reativá-lo a partir de agora.
Só para variar, tirei o "pretinho básico" e coloquei um verdinho para ficar menos depressivo.
Coloquei uns links novos também.
A idéia inicial era fazer um blog para desenvolver algumas idéias malucas que eu cultivo, como por exemplo: "você sente seu cérebro funcionando quando pensa em coisas diferentes?", mas essa discussão pode ficar para outro dia.
A idéia de criar o blog surgiu também do fato de ser muito difícil achar pessoas para conversar sobre esses meus pensamentos. Tenho alguns amigos que são bons nisso, mas as vezes é difícil estar junto para conversar, e como sou meu avessa a telefones, a idéia era que houvesse um desdobramento desses pensamentos "isabelescos" aqui no blog mesmo.
Esses pensamentos talvez não sejam originais, nem mesmo tão interessantes assim, mas fato é que eles me ocorrem, e lidar com eles tem sido a principal tarefa (prazerosa, é verdade) da minha vida.
Tanto é que descobri uma forma de ganhar dinheiro para aprender e ficar pensando. Primeiro achei que a pesquisa científica era o caminho, mas ai, em 2007, percebi que sendo professora, teria mais liberdade para fazer isso, afinal, ao invés de pensar sobre a placa 1a dos dinoflagelados (isso é só um exemplo dramático), agora posso pensar sobre gente, sobre biologia e acima de tudo sobre relações.
Além de pensar, tenho um monte de gente com quem falar todos os dias. Como diz a frase escrita em uma caixinha que ganhei no final do ano passado: "Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece e se estima." (P. Freire). Então, que lugar melhor para se estar do que uma escola? (ou algumas, por conta de demandas da profissão docente 8/).
E foi assim, nesse processo de virar, de vez, uma professora, que o blog foi sendo escrito, e é por isso que por vezes, os posts parecem o relato de uma professora em dúvida.
"O que é importante conhecer? O que é importante fazer?"
São dúvidas existenciais, mas com as quais eu lido quase sempre, afinal, espero que meu trabalho dê ferramentas para meus alunos resolverem, pelo menos em parte, essas questões.
Mais, olha, nem eu sei essas respostas dessas questões para a minha vida, como vou ajudar os outros a alcançá-las? E assim surgem as angústias...
A gente lê vários livros de pedagogia e as dúvidas só aumentam...
Ai o blog virou desabafos de uma professora ansiosa e em crises existenciais-pedagógicas.
Como se não fosse só isso, ainda tenho que estudar biologia, hehe
Aguardem mais crises!

2 comentários:

Unknown disse...

Que bom que vc voltou a escrever! Eu tenho vontade de escrever no meu blog qs todos os dias tb, mas nunca tenho tmepoou paciência...seinventassem ummecanismo que eu pudesse falar e aparecer na telinha já ajudaria.

Mas a sua volta já é um incntivo, de repente surge um post novo lá no meu

Beijinhos

Amanda

Aline disse...

Que bom que voltou Bel! Posts a la Sex and the City boi pesado mas gostei. rsrrs Engraçado como todas as suas dúvidas são as minhas. Só que para completar eu ainda tenho dúvidas Carrie. kkkk beijos!