segunda-feira, 7 de abril de 2008

As visões sobre o feminino - parte 1

Na primeira postagem do ano eu comentei que ando falando demais sobre coisas relacionadas a prática docente, para variar, essa semana vou falar sobre outras coisas que afligem meus neurônios (ou os macaquinhos da cabeça).

Semana passada eu fui cortar o cabelo.
Papo de salão geralmente é aquela tristeza, revista caras, cabelo, unha, etc, mas no meio da conversa, uma das assistentes que trabalha lá soltou uma afirmação no mínimo corajosa: "eu não leio a bíblia pq não entendo nada do que está escrito nela."
Eu, com o meu pouco conhecimento, adquirido pela minha curiosidade teológica, expliquei que a Bíblia não é um livro, e sim vários livros reunidos, e que para entendê-los seria bom que ela tentasse entender que o foi registrado estava dentro do período histórico, que seria interessante ela entender a própria história da bíblia, para entender o que está escrito.
Para exemplificar eu citei o caso dos dois livros do Gênesis. Pouca gente sabe ou percebe, mas a bíblia tem duas versões sobre a criação do mundo, uma bem distinta da outra, e é importante ter isso em mente para compreender o que está sendo dito.
Para a minha surpresa, descobri a noite, no site do G1, uma série de reportagens sobre a história da bíblia, que começariam exatamente discutindo a história do livro do Gênesis.
Essa reportagem é muito interessante e discute algumas coisas da qual eu não sabia.

Segundo a reportagem, no primeiro relato sobre a criação, o homem e a mulher são criados ao mesmo tempo, e a divindade usa apenas palavras para fazer isso. Já o segundo relato inverte a ordem de alguns elementos e, na verdade, enfoca apenas a criação dos seres humanos (trata-se da famosa história do homem feito de barro e da mulher modelada a partir de sua costela).

A análise moderna do texto hebraico revela outras surpresas em relação a Adão, o suposto ancestral isolado de todos os seres humanos. "Para começar, Adão não é um nome próprio", diz Hayes. A primeira narrativa diz que Deus criou o 'adam -- com artigo definido, como se fosse uma categoria de seres, e não um indivíduo. "Já se traduziu 'adam como o terroso [ou seja, o feito de terra]", conta Osvaldo Ribeiro. De quebra, no primeiro relato diz-se explicitamente que o 'adam, homem e mulher juntos, são criados ao mesmo tempo e ambos seriam "imagem e semelhança" de Deus.

"É que, no mundo antigo, não se concebe um deus sozinho. Todo deus tem sua fêmea -- não dá para imaginar um deus celibatário", explica Rafael Rodrigues da Silva, professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP.

Ainda segundo a reportagem, os relatos da criação tem muito a ver com os ícones pagãos, para que as pessoas da época se identificassem com as histórias contadas, afinal a religião hebraica trazia um novo paradigma, o do Deus único (o monoteísmo).

Ora, fiquei pensando, apesar de estar lá, em um dos relatos do livro do Gênesis, nunca essa questão de que o primeiro ser poderia ser visto como possuidor de ambos os sexos foi levantada (pelo menos não pelo senso comum judáico-cristão). É sempre ressaltada a visão de que o homem veio primeiro e que a mulher, vinda dele, tenta este homem e condena os dois a viverem fora do paraíso. Acho que essas pesquisas lingüística e históricas sobre a bíblia ajudam a entender melhor o papel social da mulher e como esta foi sendo oprimida e o feminino foi sendo desprezado e vulgarizado ao longo da história da nossa civilização.

Essa discussão continua em postagens futuras porque essa já está muito comprida!

Ah, o site com a reportagem do G1 é: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL388514-5603,00-BIBLIA+ABRIGA+DUAS+VERSOES+CONTRADITORIAS+DA+CRIACAO+DO+MUNDO.html

Um comentário:

Aline disse...

Nossa adorei o post! Tá ai mtas coisas que eu sempre questionei na Bíblia. Ah, mas tenho que dizer que amei o pet!!! O Cheng é mto fofo! bjos