quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Qual é mesmo o sentido da escola?

Bem, hoje, eu comecei a planejar minhas aulas de 2009.
Na verdade, comecei a preparar minha primeira aula, pois pensei em começar discutindo com os alunos sobre a importância da escola na vida deles.

Tenho a sensação que talvez serei a única professora em minha escola a fazer isso, afinal, muitos acham que não se deve perder tempo falando sobre isso pois há muita matéria a ser dada ao longo do ano.
Em meu pouco tempo como professora, tenho percebido, que muito do que se ensina está para além da matéria. Boa parte dos meus alunos carece de ter um adulto com quem conversar sobre a vida e, além disso, o ensino de conteúdos fragmentados parece para eles cada vez mais sem sentido (e de fato o é).
Cinquenta minutos de matemática, mais 50 de português... Um português, diga-se de passagem, longe daquele que eles falam e escrevem.

Ano passado, em meio a um início de trabalho caótico, resultado da total falta de planejamento, já que fui chamada em um dia e fui "jogada" em sala de aula no outro, resolvi fazer uma discussão com os alunos que terminou em questionar a eles sobre qual era o sentido da escola e da aprendizagem para eles. Ouvi de um aluno a seguinte afirmação: "a escola não serve para nada em minha vida". Para amenizar os ânimos, eu ainda tentei fazer uma piada e perguntar para ele se a escola não serviria nem para "comer merenda" e ele voltou a afirmar: "não, não serve para nada, nem para comer merenda".
Pode ser, que esse aluno seja um caso extremo, mas o fato é que, lendo as respostas dos alunos, vi que a maioria não via mesmo muito significado na escola. Os poucos que viam, entendiam a escola como uma escada para conseguir melhores empregos.

Decidi que esse ano, eu começaria então discutindo com eles qual seria o sentido da escola. Por que eles passariam tantos anos de sua vida naquela intituição? E para isso usarei parte do texto encontrado no site do projeto "Todos Pela Educação".

Não tenho uma visão crítica sobre esse projeto e nem mesmo entendi até agora quem é o responsável por ele, ou seja, se ele é um projeto governamentel ou não, mas ele traz textos simples sobre como transformar a educação de qualidade e na parte que se dedica aos alunos ele traz as seguintes informações:

O que uma boa Educação traz para você?
Quem tem mais anos de estudo:
- tem hábitos de vida que trazem mais saúde e melhor qualidade de vida
- tem menos chance de entrar no mundo do crime e da violência
- fica menos tempo desempregadas
- consegue trocar de emprego com mais facilidade
- tem salários mais altos


Bem, esses dados são fundamentados em uma bibliografia encontrada no próprio site do projeto. Dos cinco itens, 3 estão relacionados ao mercado de trabalho, o que reforça a idéia de alguns alunos sobre a relação escola X mundo do trabalho. Já conheci algumas pessoas que são contra essa relação, pois vêem outras atribuições a escola e ao ensino. Eu não tenho uma base teórica para discutir isso, mas acho que se a escola pretende dar ferramentas para o desenvolvimento pleno do indivíduo (como cita a LDB), não podemos perder de vista essa relação.

Depois de discutir com eles a importância da escola, pretendo falar sobre a importânca do aprendizado de Ciências. Isso já é um capítulo a parte. Estou ansiosa para saber as visões deles sobre as duas coisas.

5 comentários:

Geisy disse...

Que legal, Isabel! Que orgulho do seu texto! Por favor, traga as respostas pro blog!

Realmente, temos que nos encontrar pra falar sobre isso.

Beijos!

Aloou Juventude ? disse...

Isaaabel, sou uma aluna cursando o ultimo ano do ensino fudamental, e fico muito feliz que ainda exista alguem disposta a mudar alguma coisa.
Hoje vejo como a qualidade da educação vem caindo, gostaria de poder mudar esta situaçao...
voce teria algo em mente ?
Beijos Juliane Coelho Ricciardi

Isabel Victória disse...

Oi Juliane,
Que legal receber seu comentário!
Bom, tenho muitas idéias, só não tenho tido tempo de escrevê-las aqui. Nenhuma delas é revolucionária, mas eu vou testando... rs
E você, tem alguma?
Parabéns pela conclusão dessa etapa da sua vida escolar! Como você pensa em continuá-la?

Juliane Coelho Ricciardi disse...

ahaha muito obrigada !
nao sei, estava pensando um dia desses com os meus botões, pensei em algo que atraia a atençao dos jovens da minha idade, afinal, eles sao a alma do pais ! pensei em divulgar textos e zinis, dinamicos entende ? ou começar a postar videos. Seria mais facil se eu tivesse mais de 400 pessoas no twitter.
porqe do parabens ? entaaao, tenho mts planos pro futuro. e isso me deixa com medo... pois sao tantas opçoes, qe eu nao sei o qe escolho. qeria mesmo cursar historia e filosofia, mais tb goosto de psicologia. promotoria tb nao seria má ideia. se pudesse me ajudar nisso tb. ficaria grata.

Isabel Victória disse...

Pois é, escolher é difícil mesmo, mas quem disse que temos que ser uma coisa só? Eu cursei Biologia, sou Bióloga Marinha, mas também sou professora de escola, de faculdade, também gosto de filosofia, história, de um monte de coisas.
Você tem que escolher uma coisa que você goste e se dedicar bastante, ai isso lhe trará retorno e possibilidades.